Quais Alimentos Consumir
Alimentos Construtores
Por Tatiana Golin, atualizado em 20/08/01

A chave para uma dieta saudável é uma alimentação sem excessos, composta por refeições balanceadas, formadas por diversos tipos de nutrientes – proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Esta alimentação deve fornecer a energia necessária para o organismo desempenhar todas as suas funções além de fornecer uma quantidade adequada de fibras e água.

Quando for organizar seu programa de nutrição, utilize a pirâmide dos alimentos, que é uma representação gráfica de uma alimentação saudável. Nessa pirâmide estão presentes os três grupos de alimentos que seu corpo precisa para funcionar da melhor forma: os energéticos, os construtores e os reguladores.

Na base da pirâmide , estão os energéticos, alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, tais como, cereais, arroz, pão integral, batatas.

No próximo degrau, estão os reguladores, que são as frutas e verduras.

O penúltimo degrau é formado pelos alimentos construtores, grupo formado pelas carnes, leite e derivados.

No topo estão as gorduras e os açúcares, alimentos considerados energéticos, mas que devem ser consumidos em menor quantidade.

Assim, enquanto os alimentos da base devem ser consumidos em boa quantidade, os do topo devem ser ingeridos com moderação.

ENERGÉTICOS: este grupo é composto basicamente por carboidratos e gorduras,( arroz, cereais, pão, batata, óleos, manteiga) que fornecem energia para o funcionamento do organismo.

REGULADORES: composto por frutas e verduras. Controlam a atuação dos construtores e energéticos, visando seu melhor aproveitamento.

CONSTRUTORES: Composto por proteínas (carnes, leite, queijos) ajudam na formação dos tecidos, músculos e ossos.

Vale ressaltar que nenhum grupo pode substituir outro, pois exercem funções diferentes. Também não existem alimentos exclusivamente construtores, energéticos ou reguladores pois todos são constituídos por diversos nutrientes necessários à saúde e ao crescimento.

DICAS PARA TORNAR SUA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Faça no mínimo três refeições moderadas por dia e pelo menos dois lanches intermediários. Seu metabolismo funciona melhor com um suprimento regular de nutrientes.

Evite o consumo de carnes vermelhas e carnes gordas; dê preferência para os peixes, frangos sem pele, queijos magros, que são ótimas fontes de proteínas.

Ingira frutas e vegetais crus diariamente, pois são fontes de fibras, sais minerais e vitaminas.

Alterne a ingestão de alimentos integrais com produtos refinados. Os integrais contém fibras que auxiliam na redução do colesterol e triglicerídios , além de terem um maior poder de saciedade.

Evite o consumo de alimentos fritos, opte por grelhados, assados, cozidos.

Modere o consumo de doces, pois são ricos em calorias e gorduras, podendo assim elevar o seu peso.


Manejo Preservacionista do Açaí
O Nascimento do Açaí
Carga de Energia
Hango Hippie
Combustível de Atleta
O Corpo faz o Cardápio
Alimentos e Nutrientes
O Açaí
Sucos de Saúde
Qualidade de Vida
Fitoterápicos - Academia do Açaí